Boswellia serrata e a artrite

Na Medicina Ayurvédica o Olíbano foi usado durante centenas de anos para tratar a artrite. (1) Extractos de Boswellia foram clinicamente estudados para osteoartrite e articulações, especialmente osteoartrite no joelho. Um extracto de Boswellia com o nome Wokvel foi submetido a estudos de eficácia em humanos, estudos comparados e estudos farmacocinéticos. (2)(3)(4)

O valor terapêutico da sua resina já é conhecido. Possui uma boa actividade anti-inflamatória, anti-artritica e analgésica. Um estudo cruzado, controlado, aleatório, duplo cego com placebo foi conduzido para avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade de um extracto de Boswellia serrata em 30 pacientes com osteoartrite no joelho. 15 indivíduos receberam uma droga activa ou placebo por oito semanas. Após a primeira intervenção, os grupos foram cruzados para receber a intervenção oposta por oito semanas. Todos os pacientes que receberam o tratamento herbal relataram a diminuição da dor do joelho, o aumento da flexão do joelho e o aumento da distância de passeio. A frequência da sensação de inchaço na articulação do joelho foi diminuindo. Radiologicamente não havia nenhuma mudança. As diferenças observadas entre a droga e o placebo são estatisticamente significativas, e clinicamente relevantes. O extracto de Boswellia foi bem tolerado pelos pacientes, à excepção de sintomas gastrointestinais menores. O extracto de Boswellia é recomendado nos pacientes da osteoastrite do joelho com uso terapêutico possível em outras artrites. 
A eficácia da Boswellia em tratar a osteoartrite foi demonstrada noutro estudo clínico em 2008(5).  O estudo de 90 dias, duplo cego, aleatório, placebo-controlado foi conduzido para avaliar a eficácia e a segurança de 5-Loxin, uma droga de anti-artrite que se baseou no extracto essencial da planta. Setenta e cinco pacientes de osteoartrite participaram no estudo. Os pacientes receberam 100 mg ou 250 mg de 5-Loxin ou um placebo diário por 90 dias. O nível da dor de cada paciente e a função física foram avaliados nos dias 7, 30, 60 e 90. As análises de sangue foram conduzidas para monitorizar níveis de enzimas de degradação da cartilagem. Uma bateria de parâmetros bioquímicos foi medida igualmente para avaliar a segurança da droga. Dos 75 participantes originais do estudo, 70 terminaram o estudo de 90 dias. Os pacientes que receberam ambas as dosagens de 5-Loxin mostraram contagens significativamente melhoradas da dor e a habilidade funcional. O interessante foi que estes benefícios foram notados no grupo do tratamento que recebia a dose de 250 mg sete dias após o começo do tratamento. As reduções significativas em níveis de degradação da enzima da cartilagem foram observadas igualmente nos pacientes que recebiam a droga. Os resultados deste estudo mostram que o extracto da Boswellia reduz a dor e melhora a função física em pacientes de osteoartrite. A actividade anti-artrite do extracto pode ser devido às reduções nos moduladores pró-inflamatórios e na degradação enzimática da cartilagem. A segurança do tratamento com a planta foi confirmada igualmente por este estudo.

Outro estudo clínico mediu o efeito da Boswellia nos sintomas de pacientes com artrite. O grupo de estudo foi composto de 175 pacientes, homens e mulheres, que tinham artrite entre um e seis anos. Setenta por cento dos pacientes estavam acamados. O estudo mediu os efeitos do extracto da Boswellia segundo os seguintes critérios: a rigidez comum de manhã, a perda de força de preensão, a dor geral, e a dificuldade em executar trabalhos rotineiros. Sessenta e sete dos pacientes mostraram uma melhoria significativa, e 30% mostrou alguma melhoria após ter recebido o tratamento com Boswellia.
 
Efeitos Secundários da Boswellia 

Nenhum efeito secundário significativo de Boswellia foi mencionado em jornais médicos. A Boswellia, igualmente conhecida como Olíbano, é uma das plantas anti-inflamatórias mais poderosas da natureza. Sozinha ou em combinação com outras plantas, a Boswellia é usada externamente e internamente para tratar a artrite reumatóide, a dor nas costas, fibrocitis e a osteoartrite. Os ensaios clínicos e os estudos animais com Boswellia confirmaram seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos. Como um agente anti-artrite e anti-inflamatório, a Boswellia promete ser uma alternativa ao tratamento convencional com as drogas anti-inflamatórias não esteróides (NSAIDs). Ao contrário destas drogas, que incluem o ibuprofen, o Vioxx e o Celebrex, a Boswellia não irrita a mucosa sensível do aparelho digestivo. A pesquisa indica que a planta pode igualmente fornecer uma alternativa aos esteróides perigosos, tais como a prednisolona.
 
A eficácia humana, o comparativo, e os estudos farmacocinéticos confirmaram a sua segurança e eficácia como um agente anti-inflamatório.
 
Suplemento indicado para as articulações - Arthron500
 
Bibliografia:

1-"Alivio Articular". www.herbcompanion.com. http://www.herbcompanion.com/health/JOINT-RELIEF.aspx?page=2

2-Ensaio aberto, aleatório, controlado clinicamente de um extracto de Boswellia comparado com valdecoxib em osteoartrite do joelho. Indian Journal of Pharmacology. 2007; 39(1) 27-29

3-Eficácia e tolerabilidade de um extracto de Boswellia serrata no tratamento de osteoartrite do joelho-- ensaio controlado aleatório duplo cego com placebo. Phytomedicine. 2003 Jan;10(1):3-7.

4-Estudo Farmacocinético de 11-Keto beta-Boswellic acid. Phytomedicine. 2004 Feb;11(2-3):255-60. 

5-Sengupta K, Alluri KV, Satish AR, Mishra S, Golakoti T, Sarma KV, Dey D, Raychaudhuri SP. Um estudo duplo cego, alleatório, placebo-controlado da eficácia e segurança de 5-Loxin (R) para o tratamento da osteoartrite do joelho. Arthritis Res Ther. 2008 julho 30; 10 (4): R85